-
Arquitetos: Kéré Architecture
- Área: 1416 m²
- Ano: 2021
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Startup Lions Campus é um campus de tecnologia de informação e comunicação (TIC), localizado nas margens do Lago Turkana, no Quênia. O projeto responde ao desafio urgente do desemprego juvenil enfrentado na região, oferecendo formação de alto nível e acesso a oportunidades de emprego internacionais, permitindo que os jovens empresários prosperem profissionalmente sem ter que deixar seu local de origem. O campus fornecerá 100 novas estações de trabalho e é o primeiro passo em uma visão ambiciosa de espalhar as redes de TIC em áreas remotas.
O projeto celebra a morfologia única e a beleza natural de seu local. O campus foi construído em dois níveis que seguem a inclinação natural e possui amplos terraços na cobertura, que oferecem vistas deslumbrantes sobre o Lago Turkana. Os terraços são sombreados por vegetação rasteira, proporcionando agradáveis espaços de reunião ao ar livre e oportunidades para a troca informal de ideias.
O edifício se inspira nos montes elevados, construídos pelas colônias de cupins da região. As altas torres de ventilação criam um efeito chaminé para resfriar naturalmente os principais espaços de trabalho, extraindo o ar quente para cima, enquanto o ar fresco é introduzido através de aberturas inferiores especialmente projetadas. Este sistema permite que o campus resista a altas temperaturas adequadamente, pois, evita que a poeira danifique os equipamentos de TI. Além de seu papel funcional, as torres criam um marco nos arredores.
O campus foi construído com pedras da pedreira local com acabamento em massa. Na escolha de quais materiais e técnicas de construção usar, os fatores de sustentabilidade ecológica, custo e disponibilidade foram considerados para chegar ao melhor compromisso. A colaboração com a comunidade local foi fundamental neste processo de tomada de decisão, baseando-se em sua experiência e conhecimento.